LANÇAMENTO DO EDITAL DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA: BAHIA + TECNOLOGIA + EMPREENDEDORISMO

Compartilhe esse post

No dia 12 de abril, aconteceu o lançamento do novo Programa de Residência em Software, intitulado: Bahia + Tecnologia + Empreendedorismo. A cerimônia de lançamento aconteceu no Parque Tecnológico da Bahia, em Salvador, e contou com a presença de Silvio Comin, Diretor Industrial da DATEN, Wenceslau Junior, Superintendente de Economia Solidária da ecretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, Hamilton José Mendes, Coordenador Geral de Inovação Digital do Ministério de Ciência e Tecnologia. Além do Diretor Administrativo do CEPEDI, Alessandro Fernandes, o Diretor Executivo do CEPEDI, Alfredo Souza e do Coordenador da Residência, o professor Dr. Eduardo Palmeira. 

O objetivo do programa é promover a capacitação tecnológica de excelência para profissionais e residentes da área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs). O foco é prepará-los para atuarem de forma direta e efetiva na área de Desenvolvimento de Software, por meio de uma abordagem que se concentra nos desafios tecnológicos do setor e na utilização de metodologias ativas de aprendizagem. O intuito é desenvolver  habilidades sólidas e atualizadas, permitindo que os participantes estejam aptos a enfrentar demandas e mudanças do cenário tecnológico, impulsionando assim o Empreendedorismo e a Inovação na Bahia.

A residência em TIC 36 será dividida em duas fases de formação. Na primeira, serão oferecidas 1000 vagas distribuídas estrategicamente por todo território, considerando 7 trilhas tecnológicas, a saber, Ciência de Dados, Back-End, Front-End (UI/UX), Full-Stack, Teste, Cloud e Mobile, com bolsa de estudos no valor de R$500,00 durante os 06 meses da formação. Posteriormente, para a segunda fase, serão selecionados 300 residentes, dentre os aprovados na fase anterior, os quais realizarão um processo de imersão tecnológica, aplicando os conhecimentos adquiridos na formação tecnológica para o desenvolvimento de soluções de problemas que serão selecionados junto a parceiros, Governo da Bahia e Sociedade Civil, com a percepção de bolsa de estudos no valor de R$1800,00 ao longo de 10 meses. 

O programa contará com diversos pólos em todo o Estado, onde acontecerão os encontros presenciais, nos seguintes municípios: Barreiras, Eunápolis, Ilhéus, Itabuna, Jequié, Juazeiro e Vitória da Conquista. 

O Programa tem como público alvo alunos do ensino médio (regular, integral e profissionalizante) e técnico subsequente de escolas e institutos federais localizados na Bahia, além de estudantes de graduação de Universidades e Faculdades (todas as modalidades) também localizadas em território baiano, e portadores de diploma de graduação. Os candidatos precisam ser residentes e domiciliados no Estado da Bahia. As inscrições podem ser realizadas a partir do dia 12/04 até o dia 10/05, através do site da Residência: https://www.restic36.cepedi.org.br/.

De acordo com a coordenação do programa, esta residência traz um elemento de inovação importante, pois concomitantemente à formação tecnológica que os alunos realizarão na primeira fase, haverá também uma formação em empreendedorismo, com carga horária em torno de 260 horas, onde será possível semear a veia empreendedora dos residentes na direção de oportunizar a eles os elementos necessários para utilizar as habilidades adquiridas na solução de dores específicas do mercado e também, possivelmente, gerar negócios na forma de startups e/ou spin offs. Além disso, o CEPEDI estará entregando ao ecossistema um número significativo de novos desenvolvedores, contribuindo diretamente no avanço do empreendedorismo tecnológico no Estado da Bahia, como polo provedor de mão de obra capacitada e qualificada, pronta para atuar no mercado da inovação. Este programa é apoiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, com recursos da Lei no 8.248, de 23 de outubro de 1991. A execução será realizada pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Informática e Eletroeletrônica de Ilhéus (CEPEDI), e conta com apoio da Softex e da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia.

Assine a nossa newsletter

Obtenha atualizações relevantes de inovação

Mais Para explorar

Você quer impulsionar o seu negócio?

Fale com um dos nossos agentes de inovação.

Rolar para o topo