No dia 17/07 se iniciaram as inscrições para o Programa de Residência em Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC). O objetivo do programa é promover a capacitação técnica em desenvolvimento de software. Serão oferecidas 100 bolsas de até R$1.800,00, voltadas para profissionais graduados em cursos de computação (Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia de Computação) e outras Engenharias, assim como técnicos e tecnólogos em Desenvolvimento de Software, além de estudantes que estejam finalizando a graduação nos cursos superiores citados.
Serão 15 meses de formação, onde os residentes serão expostos a conteúdos como Lógica de programação, Desenvolvimento em tecnologias como Java, .Net, Python, além da formação em Desenvolvimento de Interfaces, Arquitetura de Software, Projeto e Testes de Software e uso da Cloud.
De acordo com a coordenação da Residência, “o programa traz para os residentes uma oportunidade única de ampliar seus conhecimentos em tecnologias de mercado, aspecto nem sempre possível de ser realizado na formação acadêmica/universitária, e abre espaço para o contato com profissionais de referência e problemas reais da indústria, fortalecendo assim o network e a inserção no mundo do trabalho.”
Este programa é apoiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, com recursos da Lei no 8.248, de 23 de outubro de 1991. A execução será realizada pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Informática e Eletroeletrônica de Ilhéus (CEPEDI), em parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).
As inscrições podem ser feitas até o dia 29/07, através do formulário no site da residência: https://residenciatic18.cepedi.org.br/. O resultado da seleção será divulgado no dia 03/08, e as aulas estão previstas para iniciarem no dia 10/08.