CEPEDI participa de desenvolvimento do primeiro tomógrafo brasileiro (HAPI)

Um dos principais diferenciais da proposta é construir um tomógrafo multiespectral que permite a geração de imagens de maior contraste e definição.

Compartilhe esse post

O CEPEDI, juntamente com o IBTI (Instituto Brasília de Tecnologia e Inovação), está participando do desenvolvimento do primeiro tomógrafo brasileiro. O projeto intitula-se Hardware Avançado para Imagens Médicas (HAPI). A execução teve início em fevereiro deste ano e visa desenvolver no Brasil equipamentos médicos de alta qualidade. 

A execução deste projeto envolve diversas áreas, uma delas dedicada ao desenvolvimento do protótipo físico sob a responsabilidade do IBTI, e a outra dedicada ao desenvolvimento de software para reconstrução de imagens tomográficas sob responsabilidade do CEPEDI. A equipe técnica do CEPEDI, sob a liderança do Professor Dany Sanchez Dominguez, é composta por sete professores doutores provenientes da Universidade Estadual de Santa Cruz, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Todos esses profissionais possuem expertise e notório saber no desenvolvimento de sistemas computacionais para área médica.  

Um dos principais diferenciais da proposta é construir um tomógrafo multiespectral que permite a geração de imagens de maior contraste e definição, auxiliando ao profissional médico na geração de um diagnóstico mais acurado. O projeto é financiado pela SOFTEX e conta com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação,  através do Programa e Projetos Prioritários (PPI), e tem a previsão de ser finalizado em janeiro de 2025.

O Projeto é apoiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, com recursos da Lei no 8.248, de 23 de outubro de 1991.

Assine a nossa newsletter

Obtenha atualizações relevantes de inovação

Mais Para explorar

Você quer impulsionar o seu negócio?

Fale com um dos nossos agentes de inovação.

Rolar para o topo